sexta-feira, 22 de junho de 2012

PARABÉNS ORQUIDÓFILOS HOJE É O SEU DIA

Comemora-se hoje – 22 de junho –, no Brasil, o Dia do Orquidófilo. A escolha dessa data é uma homenagem a João Barbosa Rodrigues, que nasceu a 22 de junho de 1842, em São Gonçalo de Capivari, MG. Engenheiro, naturalista, botânico, taxonomista, Rodrigues foi, durante quase 20 anos, Diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até sua morte, a 6 de março de 1909. Foi no Jardim Botânico que ele conduziu estudos sobre as orquídeas brasileiras, tendo produzido importantes trabalhos, como “Genera et species orchidearum novarum”, em três volumes, e uma “Iconografia das orquídeas”. Baptistonia e Capanemia são exemplos de gêneros nominados por Barbosa Rodrigues. Já a Barbosella é um gênero a ele dedicado.

 Cattleya labiata Lindl. - A chamada "Rainha do Nordeste", por sua beleza, perfume, adaptabilidade e importância histórica, pode ser considerada, também, a Rainha das Orquídeas.



TUDO COMEÇOU COM A CATTLEYA LABIATA
A C. labiata, descrita pelo botânico inglês John Lindley em 1821, é uma orquídea nativa do Nordeste brasileiro. Quando floresceu nas estufas europeias, no início do Século 19, encantou o Velho Continente e despertou enorme interesse pelas orquídeas tropicais. Mais tarde, o cultivo de orquídeas se tornou uma das atividades de lazer mais difundidas no mundo inteiro.
No Ceará, os amantes das orquídeas são reunidos pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), fundada em 26 de outubro de 1977. Os encontros acontecem uma vez por mês, na Casa de José de Alencar, em Fortaleza, sempre no terceiro sábado de cada mês, a partir das 15h. Nessas ocasiões, todos levam vasos floridos, o que resulta em pequenas exposições. Além dos informes e da distribuição do “Boletim ACEO”, são ministradas palestras, promovem-se discussões, analisam-se algumas flores expostas no local e faz-se o sorteio de plantas entre os presentes. O FestOrquídeas é a grande exposição anual, realizada pela ACEO no mês de novembro. Esporadicamente, são programados passeios, compras coletivas de orquídeas, atividades em orquidários públicos e encontros informais na residência dos associados, gerando momentos de prazerosa confraternização.
                    Esta nota sobre as orquídeas tirei de um blog sobre este dia.

  

Palavra da pra Dejanira para os amados de Deus:

Não são lindas? Ou melhor,  maravilhosas, como toda criação de Deus. E a palavra de Deus nos manda olhar para as aves do céu e para plantas, que não ajuntam, não trabalham e nem mesmo Salomão, em toda a sua glória se vestiu como qualquer um deles e se Deus assim veste a erva do campo que hoje existe e amanhã é lançada no fogo, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis pois inquietos. Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça , e todas estas coisa vos serão acrecentadas. Não vos inquieteis pois pelo dia de amanhã , porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. MT 6.25-34. Deus sempre vai querer te ver bem mais vestido do que qualquer orquídea, Ele te fez a imagem e semelhança dEle, Deus te abençoe em todas a áreas da sua vida...
 Pra Dejanira


Nenhum comentário:

Postar um comentário